Olá pessoal! Hoje vou compartilhar com vocês minha saga para entender e lidar com aquelas famosas manchinhas brancas nas unhas, a tal da leuconíquia.

O Começo da Investigação
Tudo começou quando notei umas manchinhas brancas nas minhas unhas. No começo, nem dei bola, achei que era alguma coisa que tinha batido e logo ia sumir. Mas as danadas persistiram e, como boa curiosa que sou, fui pesquisar o que poderia ser.
Mergulhando nas Descobertas
Descobri que essas manchas têm um nome chique: leuconíquia. E que, na maioria das vezes, não são nada demais. Podem ser causadas por:
- Pequenos traumas: Sabe quando a gente bate a unha sem querer? Pois é, pode causar manchinha.
- Falta de vitaminas: Principalmente zinco e cálcio.
- Reações alérgicas: A esmaltes, produtos de limpeza, etc.
- Uso excessivo de removedor de esmalte: Resseca a unha e pode causar manchas.
Colocando a Mão na Massa (ou nas Unhas!)
Depois de pesquisar bastante, decidi colocar algumas coisas em prática para ver se as manchas sumiam:
- Mudei a alimentação: Passei a comer mais alimentos ricos em zinco e cálcio, como castanhas, sementes, leite e derivados.
- Reduzi o uso de esmalte: Deixei minhas unhas “respirarem” por um tempo, sem esmalte.
- Troquei o removedor de esmalte: Optei por um sem acetona, que é menos agressivo.
- Hidratei as unhas: Passei a usar um óleo fortalecedor para hidratar e nutrir as unhas.
Os Resultados (Finalmente!)
Depois de algumas semanas seguindo essas dicas, as manchinhas diminuíram bastante! Não sumiram completamente, mas estão bem mais claras e discretas. Fiquei super feliz com o resultado e vi que, na maioria das vezes, não é preciso se desesperar. Pequenas mudanças nos hábitos podem fazer toda a diferença!
É isso, gente! Espero que minha experiência ajude vocês a entenderem e lidarem melhor com essas manchinhas chatas. Se as suas persistirem ou se você tiver outros sintomas, não deixe de procurar um dermatologista, tá? 😉
