Fala, galera! Hoje eu resolvi dar um trato nos meus óculos de grau, que já estavam pedindo arrego. A armação tava toda bamba, as lentes riscadas… um desastre! Vou contar pra vocês como foi essa saga.

Primeiro Passo: Desmontando a Bagaceira
Peguei minhas ferramentas, uma chavinha de fenda minúscula que uso pra consertar eletrônicos e um paninho de microfibra pra não arranhar mais do que já tava. Com cuidado, fui soltando os parafusinhos que prendem as hastes na armação. Gente, que trampo! Os parafusos eram tão pequenos que quase sumiram na minha mão.
Depois de tirar as hastes, parti pras lentes. Geralmente elas são encaixadas, então usei uma espátula de plástico (daquelas de abrir celular) pra ir soltando com jeitinho, pra não quebrar nada. Deu um medinho, mas consegui!
Segundo Passo: Limpeza Profunda
- Mergulhei a armação e as hastes numa tigela com água morna e umas gotinhas de detergente neutro. Deixei de molho por uns 15 minutos, pra sujeira amolecer.
- Esfreguei tudo com uma escovinha de dentes velha (mas limpa, hein!), com cuidado pra não riscar. Fui tirando aquela sujeirinha que gruda nos cantinhos, sabe?
- Enxaguei bem em água corrente e sequei com o paninho de microfibra.
- As lentes eu limpei com um produto específico pra isso, que comprei na ótica. Passei o spray, esfreguei com o paninho e pronto, ficaram brilhando!
Terceiro Passo: Montando o Quebra-Cabeça
Com tudo limpinho e seco, comecei a montar os óculos de novo. Encaixei as lentes na armação, com cuidado pra ficarem bem firmes. Depois, parafusei as hastes de volta, apertando bem os parafusinhos (mas sem exagerar, pra não espanar!).
Resultado Final: Óculos Novos de Novo!
Gente, que diferença! Parecia que eu tinha comprado óculos novos. A armação ficou firme, as lentes limpinhas, sem nenhum risco… valeu a pena todo o trabalho! Agora posso enxergar o mundo com muito mais nitidez (e estilo, claro!).
E aí, curtiram a saga da restauração dos meus óculos? Se tiverem alguma dúvida, deixem nos comentários! E se fizerem em casa, me contem como ficou! 😉
