Hoje eu quero compartilhar com vocês minha experiência com o tal do “chrono”. Sabe, sempre fui meio ruim em gerenciar meu tempo, vivia me perdendo em prazos e me sentindo sobrecarregado. Aí um dia, fuçando na internet, encontrei um monte de coisa sobre como melhorar isso.

Primeiro, tentei usar uns aplicativos de “Pomodoro”. Sabe, aqueles que dividem seu tempo em blocos de trabalho e descanso? Até que era legal no começo, mas depois de um tempo, ficava me sentindo preso naqueles tempos fixos, sabe? Não se encaixava muito bem na minha rotina, que é meio doida.
Aí, vi um pessoal falando de “chronoworking”. A ideia é organizar o trabalho de um jeito mais estruturado, mas sem aquela rigidez do Pomodoro. Achei interessante, mas ainda não era bem o que eu precisava.
Depois, comecei a pensar em usar um cronômetro simples mesmo. Vi que é bem fácil: um botão pra começar e parar, outro pra zerar. Pensei, “por que não?”. Comecei a usar pra controlar o tempo que eu gastava em cada tarefa. E não é que funcionou?
- Comecei anotando as tarefas que eu tinha pra fazer no dia.
- Depois, eu iniciava o cronômetro quando começava uma tarefa e parava quando terminava ou quando precisava fazer uma pausa.
- Anotava o tempo que gastei em cada coisa.
No começo, foi meio estranho, mas com o tempo fui me acostumando. O legal é que comecei a perceber quanto tempo eu realmente gastava em cada coisa. Tinha tarefa que eu achava que demorava um tempão, mas na verdade era rapidinha. E outras que eu achava que eram rápidas, mas me tomavam um tempão!
Com isso, comecei a planejar meu dia de um jeito muito mais realista. Passei a saber quanto tempo eu precisava pra cada tarefa e consegui encaixar tudo melhor na minha rotina. Claro que nem sempre dá certo, imprevistos acontecem. Mas, no geral, melhorou muito!

E o mais legal é que não precisei de nenhum aplicativo chique nem de um relógio cheio de funções. Um cronômetro simples do celular já resolveu! Me ajudou a ter mais controle do meu tempo, me organizar melhor e, consequentemente, me sentir menos estressado e mais produtivo.
Agora consigo fazer minhas entregas no tempo certo e ainda sobra um tempinho pra mim, sem aquela correria louca. Eu me sinto com mais energia e minha rotina ficou bem mais organizada e melhor. Pra mim foi uma grande revolução no meu dia a dia. Enfim, essa foi a minha saga com o “chrono”. Espero que minha experiência ajude alguém aí que também tá precisando dar um jeito na bagunça do tempo!