Bom, galera, hoje eu resolvi fazer um mojito aqui em casa. Tava um dia pedindo algo refrescante, sabe? Então, fui pra cozinha separar as coisas e resolvi registrar como eu costumo fazer, do meu jeito mesmo.
Primeiro, peguei os ingredientes básicos que não podem faltar. Fui lá na hortinha que tenho na varanda e catei uns ramos de hortelã fresca. É outra coisa quando a hortelã tá recém-colhida, o cheiro é demais.
Minha Preparação Passo a Passo
Comecei pegando um copo alto, daqueles mais resistentes. Lavei bem as folhas de hortelã que peguei, tirei o excesso de água e joguei umas 10 a 12 folhas dentro do copo. Não coloco o talo, só as folhas mesmo.
Depois, peguei um limão tahiti. Cortei ele em umas quatro partes. Geralmente uso meio limão por copo. Espremi bem o suco dessas partes direto em cima da hortelã no copo.
Aí vem o açúcar. Eu coloco umas duas colheres de chá bem cheias. Gosto de usar o açúcar branco normal porque acho que dissolve mais fácil, mas já fiz com demerara também e fica bom, só demora um tiquinho mais pra misturar.
Agora uma parte importante: pegar um socador, daqueles de caipirinha mesmo, e amassar levemente a hortelã com o limão e o açúcar. O segredo aqui é não moer a hortelã, é só pra liberar o óleo e o aroma dela. Se esmagar com muita força, pode amargar a bebida, então é só uma pressionada leve, girando um pouco o socador.

Feito isso, senti aquele cheiro bom subindo, mistura de hortelã com limão. Aí sim, hora de colocar o rum. Eu uso rum branco, coloco uma dose generosa, uns 50 ml mais ou menos. Despejo por cima da mistura amassada.
Depois do rum, enchi o copo com gelo. Gosto de usar gelo em cubos mesmo, até a boca do copo. Quanto mais gelado, melhor.
Por último, completei o copo com água com gás. Vou colocando devagar pra não perder muito o gás. Pode ser club soda também, o que tiver em casa.
Pra finalizar, pego uma colher bailarina (aquela comprida) e dou uma mexida bem suave, de baixo pra cima. É só pra misturar um pouco o rum e o restante, sem agitar demais.
Decorei com um raminho de hortelã bonito e uma rodela fina de limão na borda do copo. E pronto! Tava feito meu mojito caseiro. Simples, rápido e ficou uma delícia, na moral. É assim que eu faço por aqui.
