Oi pessoal! Hoje quero compartilhar com vocês uma aventura recente aqui no meu cantinho de costura. Resolvi me meter a fazer uma saia longa, sabe? Daquelas bem confortáveis pro dia a dia. Vou contar como foi todo o processo, desde a ideia até o resultado final.

Procurando modelo de saia longa? Veja as tendências que vão bombar neste ano.

A Ideia e o Molde

Tudo começou quando vi umas fotos na internet, achei uns modelos lindos e pensei: “Será que consigo fazer uma?”. Não sou nenhuma costureira profissional, viu? Longe disso. Então, decidi que ia simplificar ao máximo. Peguei uma saia minha que já não usava tanto, mas que tinha um caimento legal, e usei como base pra fazer um molde. Desenhei no papel pardo mesmo, na base da tentativa e erro. Foi basicamente um retângulo grande pra frente, outro pras costas, e uma tira pro cós. Bem básico!

Escolhendo o Tecido

Com o “molde” improvisado na mão, fui bater perna na loja de tecidos. Queria algo leve, fresquinho, com uma estampa alegre. Fiquei um tempão olhando as opções, tocando em tudo. Acabei escolhendo um viscose estampado, bem colorido. Achei que ia ficar com a cara do verão. Comprei uns 2 metros, pra ter certeza que daria e ainda sobraria um pedacinho pra alguma outra invenção.

Mãos à Obra: Cortando e Costurando

Chegando em casa, a primeira coisa foi lavar o tecido. Sempre faço isso, porque vai que encolhe depois de pronto, né? Deixei secar, passei direitinho e estendi na mesa da sala, que é onde tenho mais espaço. Coloquei meu molde de papel por cima, prendi tudo com alfinetes e respirei fundo.

  • Cortei as duas partes principais da saia (frente e costas, que eram iguais no meu molde simples).
  • Cortei a tira comprida pro cós.

Depois veio a hora da máquina de costura. Sentei lá e comecei:

Primeiro, uni as laterais da saia. Costura reta simples, sem segredo. Depois, fiz um acabamento com ponto zigue-zague por dentro pra não ficar desfiando tudo – meu overloque caseiro, digamos assim.

Procurando modelo de saia longa? Veja as tendências que vão bombar neste ano.

Aí foi a vez do cós. Decidi que ia colocar elástico, porque acho mais prático e confortável (e mais fácil de fazer do que pregar zíper, confesso!). Dobrei a tira do cós ao meio, passei com o ferro pra marcar. Costurei o cós na parte de cima da saia, deixando um espacinho aberto pra poder passar o elástico depois.

Os Acabamentos Finais

Com a ajuda de um passador de elástico (mas um alfinete de segurança grande também serve!), passei o elástico por dentro do cós. Fui puxando com calma até dar a volta toda. Vesti a saia pra medir o elástico na minha cintura, ajustando pra não ficar nem apertado nem frouxo. Cortei o excesso, costurei bem as duas pontas do elástico uma na outra e, por fim, fechei a abertura que tinha deixado no cós com uns pontinhos na máquina.

Por último, mas não menos importante: a bainha! Vesti a saia de novo, pedi ajuda pra minha neta olhar se estava reto enquanto eu marcava a altura com alfinetes. Depois, foi só fazer a bainha na máquina mesmo. Dobrei duas vezes a barrinha pra dentro e passei a costura reta.

O Resultado

E ficou pronta! Minha saia longa feita por mim. Quer saber? Adorei o resultado! Não tá perfeita, se olhar de perto tem umas costurinhas tortas, mas ela é super confortável, o tecido é uma delícia e a estampa ficou linda. O melhor de tudo é saber que fui eu que fiz, com minhas próprias mãos. Dá um orgulho danado vestir algo que a gente mesma criou. Foi uma experiência ótima, e já tô pensando na próxima!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here