E aí, pessoal! Hoje resolvi compartilhar com vocês um pouco da minha experiência com direção criativa. Não sou nenhum expert, mas acho que o processo que segui pode ser útil pra quem tá começando ou querendo se aventurar nessa área.

Como a direção criativa transforma ideias em realidade?

Começando do Zero

Primeiro, peguei um papel e uma caneta (sim, sou das antigas!) e comecei a rabiscar tudo que vinha na minha cabeça sobre o projeto. Ideias soltas, referências, cores, formas, tudo mesmo. Não me preocupei em organizar nada nesse momento, só queria tirar as ideias da cabeça e colocar no papel.

Organizando as Ideias

Depois de ter um monte de rabiscos, comecei a organizar as coisas. Separei as ideias por categorias, tipo: paleta de cores, referências visuais, estilo de tipografia, etc. Usei post-its coloridos pra deixar tudo mais visual e fácil de mexer.

Pesquisando Referências

Com as ideias mais ou menos organizadas, mergulhei na pesquisa. Procurei referências em tudo que é lugar: livros, revistas, sites, redes sociais, filmes, séries, músicas… Tudo que pudesse me inspirar e me dar novas ideias. Salvei tudo em pastas no computador pra ter fácil acesso depois.

Criando um Moodboard

Com as referências em mãos, montei um moodboard. Pra quem não sabe, o moodboard é tipo um painel visual que reúne as principais referências do projeto. Usei um programa de edição de imagens simples pra juntar tudo e criar uma composição que representasse a atmosfera que eu queria pro projeto.

Definindo a Direção

Com o moodboard pronto, comecei a definir a direção criativa do projeto. Pensei em qual seria o conceito principal, qual mensagem eu queria transmitir, qual seria o tom de voz da marca, etc. Escrevi tudo isso em um documento pra ter como guia durante o processo.

Como a direção criativa transforma ideias em realidade?

Colocando a Mão na Massa

Depois de ter a direção criativa bem definida, comecei a colocar a mão na massa. Criei os primeiros rascunhos, experimentei diferentes layouts, fontes, cores… Não me preocupei em fazer algo perfeito logo de cara, só queria testar as ideias e ver o que funcionava melhor.

Recebendo Feedback

Com os primeiros rascunhos prontos, pedi feedback pra algumas pessoas de confiança. Mostrei o moodboard, expliquei a direção criativa e pedi opiniões sinceras. O feedback foi super importante pra identificar pontos fortes e fracos do projeto e fazer os ajustes necessários.

Refinando o Trabalho

Com base no feedback recebido, refinei o trabalho. Fiz os ajustes necessários, melhorei os detalhes, experimentei novas soluções… Continuei pedindo feedback durante esse processo pra garantir que estava no caminho certo.

Finalizando o Projeto

Depois de muito trabalho e várias iterações, finalizei o projeto. Fiquei super satisfeito com o resultado e orgulhoso de ter conseguido colocar em prática todas as ideias que tive no começo. Foi um processo longo e desafiador, mas muito gratificante!

Espero que esse relato da minha experiência com direção criativa tenha sido útil pra vocês. Lembrem-se que cada um tem seu próprio processo e o importante é encontrar o que funciona melhor pra você. Se joguem, experimentem, errem, aprendam e divirtam-se!

Como a direção criativa transforma ideias em realidade?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here