E aí, pessoal! Hoje eu resolvi fuçar num negócio que há tempos eu tava querendo testar: baixar mangá em massa. Sabe como é, né? A gente sempre quer ter aquelas coleções completinhas offline pra ler quando e onde quiser, sem depender de internet. Então, bora lá que eu vou contar como foi minha saga com o “br manga”.
Primeiro, eu dei uma boa pesquisada pra ver qual seria a melhor forma de fazer isso. Achei um monte de site e aplicativo por aí, mas queria algo mais “raiz”, sabe? Algo que eu pudesse controlar melhor o processo.
Então, comecei a experimentar. Fui atrás de uns scripts em Python, fucei em uns fóruns obscuros da internet e achei umas coisas bem interessantes. A ideia era automatizar o download, tipo, colocar o nome do mangá, o capítulo inicial e o final, e deixar o script fazer a mágica.
Primeiras Tentativas
No começo, foi só trancos e barrancos. Os scripts que eu achava davam erro, não funcionavam direito, ou baixavam tudo bagunçado. Parecia que eu tava mais apanhando do que aprendendo.
- Script 1: Dava erro de conexão toda hora.
- Script 2: Baixava as imagens fora de ordem, uma loucura!
- Script 3: Funcionava, mas era lento demais, quase desisti.
Mas eu sou brasileiro, né? Não desisto fácil! Continuei fuçando, modificando os códigos, testando diferentes abordagens. Uma hora eu descobri que o problema era o site de onde eu tava tentando baixar. Ele tinha umas proteções chatas que dificultavam a vida dos scripts.
A Luz no Fim do Túnel
Depois de muito quebrar a cabeça, achei um script que parecia promissor. Ele usava umas técnicas mais avançadas pra “driblar” as proteções do site. E não é que funcionou?
Comecei a baixar uns mangás de teste e a coisa começou a fluir. As imagens vinham na ordem certa, a velocidade tava boa… Fiquei animadão!
Ajustes Finais
Claro que nem tudo são flores. Ainda precisei fazer uns ajustes aqui e ali. Tive que configurar o script pra organizar os arquivos em pastas bonitinhas, com o nome do mangá e o número do capítulo. Também adicionei umas opções pra escolher a qualidade das imagens e o formato do arquivo final (tipo, PDF ou CBZ).
Depois de uns dias mexendo nisso, consegui deixar o script do meu jeito. Agora, é só colocar o nome do mangá, os capítulos que eu quero e pronto! Posso ir tomar um café enquanto o computador faz o trabalho sujo.
E aí, curtiu a saga? Se você também é do tipo que gosta de ter seus mangás guardadinhos no HD, essa pode ser uma boa aventura pra você! Mas ó, já aviso: vai ter que ralar um pouquinho, viu? Mas no fim, vale a pena!