Gente, pra falar a verdade eu nem sabia por onde começar quando comprei meu primeiro Jacob&Co. Nem parecia relógio, parecia uma nave espacial cheia de botão! Mas vamos lá que eu conto o passo a passo como aprendi.
Primeiro contato: o desembrulho
Quando a caixa preta chegou, quase tive um treco. Abri e tava aquele troço brilhando mais que vela em igreja. A pulseira parecia feita de arame farpado, quase cortei o dedo tentando colocar! Só consegui usar quando descobri aquele fecho escondido que tem que apertar com a unha.
A loucura dos botões
Aí veio o terror:
- Botão de um lado que girava o negócio todo
- Do outro lado um botão que puxava e ficava clicando
- E no meio aquelas rodinhas que parecem turbina de avião
Fiquei quase uma hora clicando igual doido até descobrir que rodando o botão do lado esquerdo é que muda a hora. E pra minha surpresa, aquele negócio que puxa pra cima? É só pra ajustar data, achei que tirava o relógio do pulso!
A lição mais importante
Depois de quase tacar o relógio na parede, aprendi na marra:
- Botão do lado esquerdo: roda pra frente e pra trás pra mudar horas/minutos
- Botão direito: puxa devagarinho pra acertar calendário
- NÃO! Mexer nas rodinhas do meio (isso é só enfeite mesmo)
Quase estraguei tudo quando forcei as turbinas achando que abria o cronômetro. Mas descobri depois que o modelo básico nem cronômetro tem!

Dica pra não passar vergonha
Depois de tanto aperriar, vou dar a dica de ouro: leva pro relojoeiro ANTES de usar. Paguei extra pra um velhinho explicar direitinho:
- Não deixa perto de ímã (destrói o mecanismo)
- Quando guardar, bota de lado pra não riscar o vidro
- E acima de tudo, NÃO usa no chuveiro, nem mesmo pra mostrar namorada
Se eu soubesse antes, não tinha perdido a garantia por causa dum risco besta!
Agoniza e êxtase
Depois de quase 3 meses errando e aprendendo, finalmente saio na rua segurando o pulso que parece tanque de guerra. Mas quando alguém pergunta “nossa, que relógio é esse?”, solto as informações que decorei igual papagaio: “É Jacob&Co Astronomia, tem tourbillon e…”. Aí geral fica boquiaberto e eu saio andando igual pavão, mesmo que metade das funções eu nem sei usar direito!
Moral da história? Se você vai gastar uma fortuna num troço desses, pelo menos treina em casa antes de sair por aí parecendo um bobão apertando botão errado. Falo por experiência própria!