E aí, pessoal! Hoje resolvi compartilhar com vocês uma saga que foi tentar recriar uma capa da Vogue, tipo aquelas fotos icônicas do Robert Capa. A ideia surgiu do nada, e como eu adoro um desafio, mergulhei de cabeça!
Preparando o Terreno
Primeiro, comecei pesquisando bastante. Fui atrás de várias capas antigas da Vogue, analisando a iluminação, os ângulos, as poses das modelos… Tudo para tentar captar a essência da coisa. Depois, precisei arrumar um cenário que lembrasse aqueles editoriais clássicos, sabe? Revirei a casa atrás de um fundo legal e uns objetos de cena que combinassem.
A Escolha da “Modelo”
Convenci minha irmã a entrar na brincadeira e ser minha modelo por um dia. Ela topou na hora (depois de muita insistência, confesso!). Passamos um tempão escolhendo o look perfeito, algo que tivesse aquele ar vintage, mas com um toque moderno. Fuçamos o guarda-roupa dela e achamos um vestido que parecia ter saído direto de um filme antigo!
Luz, Câmera, Ação!
A parte da iluminação foi um sufoco! Tentei usar a luz natural da janela, mas não estava ficando do jeito que eu queria. Aí lembrei de um abajur antigo que tinha guardado e resolvi testar. Posicionei a luz de um jeito que criasse umas sombras dramáticas, bem no estilo Capa. Usei a câmera do meu celular mesmo, mas brinquei bastante com as configurações para tentar um efeito mais profissional.
- Ajustei o ISO para não granular muito.
- Mexi na abertura para controlar o desfoque do fundo.
- Brinquei com o balanço de branco para deixar as cores mais quentes.
Clique, Clique, Clique!
Fotografei minha irmã em várias poses diferentes, testando ângulos e expressões. Pedi para ela fazer carão, olhar para o horizonte, dar aquele sorriso misterioso… Tiramos umas 500 fotos, sem exagero! Selecionei as melhores no meio daquele mar de imagens, foi uma loucura!
A Hora da Magia (Edição!)
Depois de escolher as fotos, parti para a edição. Usei um aplicativo no celular mesmo, que tem uns filtros que imitam filmes antigos. Apliquei um filtro preto e branco, ajustei o contraste, a nitidez e dei aquele toque final para deixar a foto com cara de capa de revista.

O Grande Final (e o Resultado!)
Depois de horas de trabalho, finalmente terminei! E não é que ficou legal? Claro, não ficou igualzinho a uma capa da Vogue feita por um profissional, mas consegui captar a vibe que eu queria. Mostrei o resultado para minha irmã e ela adorou! Postei nas redes sociais e a galera curtiu bastante também.
Foi uma experiência super divertida e um ótimo exercício de criatividade. Recomendo que vocês tentem fazer algo parecido em casa! É uma forma legal de aprender sobre fotografia, edição e, de quebra, ainda se divertir um bocado.