Beleza, pessoal! Hoje vou compartilhar minha saga com o ‘azul navy’. Uma cor que me fisgou de jeito e me fez embarcar numa aventura de DIY que, olha, teve de tudo!

Tudo começou quando bati o olho numa foto de um quarto com a parede azul navy. Achei chique, aconchegante, moderno… Enfim, queria pra mim! Só que, como a grana tava curta, a ideia de chamar um pintor profissional foi descartada na hora. Decidi: “Eu mesmo pinto!”.
Primeiro passo: comprar a tinta. Fui na loja de construção, mostrei a foto pro vendedor e ele me indicou uma tinta acrílica fosca, dizendo que era a mais indicada pra parede e que o acabamento fosco deixava o ambiente mais elegante. Confiei na expertise do cara e levei um galão de 3,6 litros. Achei que ia ser suficiente pra uma parede só.
Cheguei em casa, preparei a parede (limpei, lixei um pouquinho pra tirar o brilho da tinta antiga), forrei o chão com jornal (pra não fazer muita sujeira, né?) e comecei a pintar. Usei um rolo de lã pra áreas maiores e um pincel pra cantos e detalhes. A primeira demão ficou horrorosa! A tinta não cobria direito, aparecia a cor antiga por baixo… Quase desisti ali mesmo.
Mas respirei fundo e pensei: “Calma, é só a primeira demão. Vai ficar bom!”. Esperei secar umas 4 horas e parti pra segunda demão. Aí a coisa começou a melhorar. A cor ficou mais uniforme, mais intensa… Mas ainda dava pra ver umas manchinhas aqui e ali. Frustrante!
Moral da história: precisei de três demãos pra parede ficar do jeito que eu queria! E, claro, o galão de 3,6 litros não foi suficiente. Tive que voltar na loja e comprar outro. Gastei mais do que tinha planejado, mas pelo menos a cor ficou perfeita.

Aí vão algumas dicas que aprendi na marra:
- Prepare bem a parede: Limpe, lixe, tire o pó. Quanto mais lisa e limpa estiver a superfície, melhor a tinta vai aderir.
- Use tinta de qualidade: Não economize na tinta! Uma tinta boa cobre melhor e dura mais.
- Dê pelo menos duas demãos: Principalmente se a cor da parede for muito diferente da cor da tinta.
- Tenha paciência: Pintar parede dá trabalho! Não adianta querer fazer tudo correndo.
No final das contas, valeu a pena o esforço. A parede azul navy deu uma cara nova pro meu quarto e me deixou super orgulhoso do meu trabalho manual. E você, já se aventurou no mundo da pintura DIY? Conta aí nos comentários!