E aí, pessoal! Tudo beleza? Hoje vou compartilhar com vocês uma saga minha na cozinha, tentando reproduzir algumas bebidas tradicionais do Brasil. Confesso que sou mais do time “abrir a geladeira e pegar o que tiver”, mas de vez em quando me dá uns “parafusos” e quero me aventurar. Vamos lá!

Drinks tradicionais: Sabores do Brasil que você precisa provar

Comecei com o básico: cachaça com limão. Não tem como errar, né? Peguei um limão cravo que tinha aqui, cortei em pedaços, amassei bem com açúcar (usei o demerara, pra dar um “tchan”), taquei gelo e completei com a cachaça. Misturei tudo e… bah, ficou forte! Coloquei mais um pouco de açúcar e mais gelo. Aí sim, ficou no ponto. Fácil e rápido!

Depois, me empolguei e resolvi tentar fazer um quentão. Como estamos no meio do ano, achei que seria uma boa pedida. Fui no mercado, comprei gengibre, canela em pau, cravo da índia, maçã e, claro, vinho tinto seco. Cheguei em casa e já fui picando tudo. Coloquei o vinho em uma panela grande, joguei as frutas e especiarias, adicionei açúcar e deixei ferver em fogo baixo por uns 30 minutos. A casa ficou com um cheiro delicioso! No fim, coei tudo pra tirar os pedacinhos e servi bem quente. Ficou bom pra caramba, mas da próxima vez vou colocar um pouco menos de açúcar, ficou meio doce demais pro meu paladar.

Aí veio o desafio de verdade: chimarrão. Sou gaúcho, mas confesso que nunca fui muito bom em preparar um mate. Sempre ficava entupido, amargo, sei lá. Mas dessa vez eu ia fazer direito! Assisti uns vídeos no YouTube, pesquisei dicas e truques e me preparei. Esquentei a água na temperatura certa (quase fervendo), coloquei a erva na cuia, inclinei e taquei a água com cuidado. Com a bomba tampada, fui ajeitando a erva e formando aquele “morrinho”. No começo foi meio tenso, mas depois peguei o jeito. E, pra minha surpresa, o chimarrão ficou bom! Não entupiu, não amargou, ficou com aquele gostinho característico. Me senti um verdadeiro gaúcho raiz!

Pra fechar, tentei fazer um calipe. Nunca tinha feito antes, mas sempre tive curiosidade. Peguei maracujá, vodka, leite condensado e gelo. Bati tudo no liquidificador e… ficou meio aguado. Acho que coloquei muito gelo. Da próxima vez vou usar menos gelo e talvez adicionar um pouco de creme de leite pra ficar mais cremoso. Mas o sabor ficou bom, bem refrescante!

No geral, foi uma experiência divertida e saborosa. Descobri que me aventurar na cozinha pode ser bem gratificante, mesmo com alguns percalços. E vocês, quais bebidas tradicionais costumam preparar em casa? Compartilhem suas receitas nos comentários!

Drinks tradicionais: Sabores do Brasil que você precisa provar
  • Cachaça com Limão: simples e eficaz!
  • Quentão: perfeito para os dias frios.
  • Chimarrão: um ritual gaúcho que aprendi a apreciar.
  • Calipe: refrescante, mas precisa de alguns ajustes.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here