E aí, pessoal! Hoje eu resolvi compartilhar com vocês uma gambiarra que fiz aqui em casa pra refrescar o ambiente, tipo um “ar condicionado de pobre”, saca? O nome que dei foi “farmer cooler”, algo como “refrescador do fazendeiro”. Ficou curioso? Então, se liga no passo a passo!
A Ideia
Primeiro, pensei em como fazer algo que realmente funcionasse. Não queria nada complicado, tinha que ser com coisas que a gente encontra em casa, ou compra baratinho. Pesquisei um bocado, vi uns vídeos no YouTube, e juntei tudo com umas ideias que tive.
Mãos à Obra!
Peguei um cooler velho de computador, daqueles que a gente usa pra ventilar a CPU, sabe? Se você não tiver um sobrando, dá pra achar em qualquer loja de informática, é bem barato. Peguei também uma caixa de isopor, dessas de levar pra praia. Quanto maior, melhor, porque cabe mais gelo.
- Fiz um furo na tampa da caixa, do tamanho do cooler.
- Encaixei o cooler no furo, com a parte que joga o vento pra dentro da caixa.
- Usei fita adesiva pra vedar bem, pra não escapar o ar frio.
O Segredo
Agora vem a parte importante: o gelo! Peguei umas garrafas PET, enchi de água e congelei. Quanto mais garrafas, mais tempo vai durar o efeito refrescante. Coloquei as garrafas congeladas dentro da caixa de isopor.
Ligando a Engenhoca
Pra ligar o cooler, usei uma fonte velha de celular, daquelas de 12V. Cortei os fios, emendei no cooler (vermelho no vermelho, preto no preto), e liguei na tomada. Pronto! O cooler começou a jogar o ar frio pra dentro da caixa, e o ar, ao passar pelas garrafas congeladas, saía geladinho pela abertura que deixei.
O Resultado
Olha, não vou mentir, não é igual a um ar condicionado de verdade. Mas quebra um galhão! O ar fica bem mais fresco, e o melhor, gasta pouquíssima energia. Deixei ligado um tempão e nem senti diferença na conta de luz.

É isso aí, galera! Uma solução simples, barata e que pode te ajudar a enfrentar esses dias de calorão. Se você fizer em casa, me conta depois como ficou! E se tiver alguma ideia pra melhorar a engenhoca, compartilha aí também! Valeu!