Comecei a testar essa parada de Farmete faz uns dois meses, porque tava cansado de gastar rios de dinheiro com fertilizante industrial. Meu vizinho vivia enchendo o saco falando que era bom pra caramba, então resolvi experimentar na minha horta de tomate.
Como eu fiz
Primeiro, juntei esterco fresco das minhas galinhas num balde grande. Misturei com casca de banana velha e restos de capim que tinha sobrado da roçada. Deixei essa mistura apodrecendo no sol por três semanas – todo dia eu revolvia com um pedaço de madeira, e nossa senhora… o cheiro tava matando!
- Primeira vantagem: Não precisei gastar um tostão
- Segunda vantagem: Me livrei de um monte de lixo orgânico
- Terceira vantagem: As minhocas apareceram sozinhas na mistura
Aplicando na plantação
Quando aquele chorume ficou preto e grudento, diluí na água (1 copo pra 5 litros de água). Molhei os pés de tomate toda tarde por um mês. Na segunda semana já notei diferença: as folhas ficaram verdes brilhantes e apareceram uns brotos novos que não estavam nos pés que deixei sem Farmete.
Mas também apanhei pra caramba! Num dia de chuva forte, aquele chorume vazou e foi parar na rua. O pessoal reclamou do cheiro, tive que correr com cal pra tapar o vazamento.
Resultado final
Colhi quase o dobro de tomates nos pés tratados. Os tomates cresceram mais carnudos e as plantas aguentaram melhor o período seco. Só tomei cuidado com excesso – num canteiro pequeno coloquei concentração errada e queimou as raízes de três pés.
Minhas dicas pra quem quer tentar:
- Comece com pequena quantidade em pés menos importantes
- Peneira bem o chorume antes de usar
- Não usa num dia que vai ter visita – o cheiro é forte mesmo!
Vale a pena? Com certeza! Se você não é fresco com mau cheiro e tá disposto a testar, economiza uma nota. Claro que não substitui tudo – ainda compro um adubo mineral fraco pra complementar.