Hoje eu tava aqui pensando numa coisa que sempre vejo o pessoal errando, e resolvi dar uma fuçada pra entender de vez e compartilhar com vocês. Sabe quando a gente fala daquelas mulheres bonitas, cheias de vida? Pois é, a dúvida é: “mulherada linda” ou “mulherada lindas”?

Mulherada linda ou lindas? Dicas de autoestima e empoderamento feminino!

A Saga da Concordância

Eu, como bom curioso que sou, mergulhei de cabeça nessa questão. Comecei pesquisando em tudo que é canto, li uns artigos, consultei uns gramáticos online e até perguntei pra uns amigos professores. A saga foi longa, viu?

O Grande Dilema

A treta toda é que “mulherada” é um substantivo coletivo, tipo “boiada” ou “turma”. E aí, o adjetivo concorda com o coletivo no singular (“mulherada linda”) ou com a ideia de plural que ele traz (“mulherada lindas”)?

  • Opção 1: “Mulherada linda” – Concorda com a palavra “mulherada”, que tá no singular.
  • Opção 2: “Mulherada lindas” – Concorda com a ideia de plural, já que “mulherada” se refere a várias mulheres.

A Descoberta (e a Confusão)

Depois de muito bater cabeça, descobri que… as duas formas podem ser consideradas corretas! Acredita? Depende do que você quer enfatizar. Se você quer focar no grupo como um todo, usa “mulherada linda”. Se quer destacar a beleza individual de cada mulher, usa “mulherada lindas”.

Eu, particularmente, prefiro usar “mulherada lindas”, porque acho que soa mais natural e valoriza cada uma das mulheres. Mas, no fim das contas, percebi que não tem certo ou errado absoluto. É mais uma questão de estilo e ênfase.

E aí, o que vocês acham? Qual forma vocês usam mais? Compartilhem aí nos comentários! 😉

Mulherada linda ou lindas? Dicas de autoestima e empoderamento feminino!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here