E aí, pessoal! Hoje eu resolvi fuçar num negócio diferente, o tal do “nautilus relogio”. Nunca tinha ouvido falar, mas a curiosidade bateu forte, e lá fui eu pra internet ver o que era.
A Descoberta
Primeiro, joguei no Google pra ver o que aparecia. Descobri que “Nautilus” é um gerenciador de arquivos do Linux, tipo o “Explorador de Arquivos” do Windows, saca? E “relogio”… bom, relógio é relógio, né? Mas o que um tem a ver com o outro?
Mãos à Obra
Abri o terminal (aquela telinha preta que a gente digita uns comandos) e fui fuçar no meu Nautilus. Dei uma olhada nas configurações, procurei por alguma coisa relacionada a relógio, mas nada. Pensei: “Será que tem algum plugin, alguma extensão que faz isso?”
Voltei pro Google e pesquisei mais um pouco. Achei uns fóruns com gente perguntando a mesma coisa, mas as respostas eram meio vagas, tipo “dá pra fazer, mas é complicado”. Nada de um passo a passo bonitinho.
Fuçando Mais um Pouco
Resolvi então instalar uns plugins extras pro Nautilus, vai que um deles tinha essa função escondida. Usei o comando:
sudo apt install nautilus-extensions

(Se você usa outra distro, o comando pode ser diferente, tá?)
Instalei tudo, reiniciei o Nautilus e… nada de novo. Frustrante, viu?
Quase Desistindo…
Já tava quase jogando a toalha, pensando que essa história de “nautilus relogio” era só lenda urbana. Mas aí, num último suspiro, resolvi procurar por “temas” pro Nautilus. Vai que alguém criou um tema que mostra o relógio em algum lugar, né?
A Luz no Fim do Túnel (ou Quase)
Achei uns temas bem legais, com visual diferente, mas nenhum com relógio integrado. Poxa vida! Mas aí, me veio uma ideia: e se eu usar um conky? Conky é um programinha que mostra informações do sistema na área de trabalho, tipo uso de CPU, memória, e… relógio!
Conky na Área!
Instalei o Conky com o comando:

sudo apt install conky-all
Depois, baixei um tema de Conky que achei bonito e que tinha um relógio bem destacado. Configurei ele pra ficar no cantinho da tela, e pronto! Não é exatamente um “nautilus relogio”, mas pelo menos agora eu tenho um relógio estiloso na minha área de trabalho, que combina com o visual do Nautilus.
Conclusão (Meio Amarga)
No fim das contas, não consegui fazer o Nautilus mostrar o relógio diretamente. Acho que essa função não existe mesmo, pelo menos não de um jeito fácil. Mas, com a ajuda do Conky, consegui um resultado parecido, que até ficou legal.
Moral da história: Nem sempre a gente consegue o que quer, mas dá pra improvisar e chegar num resultado satisfatório. E o importante é fuçar, experimentar, e aprender coisas novas no caminho!