E aí, pessoal, como vocês estão? Hoje eu quero bater um papo com vocês sobre um termo que está super em alta: “old money”. Eu ouvi falar disso pela primeira vez em um vídeo no TikTok, e fiquei curioso pra caramba pra saber o que era.

Então, o que eu fiz? Fui direto pro Google, claro! Comecei a pesquisar e vi que “old money” é uma expressão em inglês que se refere à riqueza herdada, passada de geração em geração. Não é aquela grana que a pessoa ganhou recentemente, tipo ganhando na loteria ou fazendo sucesso nos negócios. É a riqueza que já está na família há um tempão.
Achei uns artigos que explicavam mais sobre o estilo de vida e os valores associados ao “old money”. Falavam de discrição, elegância, tradição e um certo desapego por ostentação. Parece que as pessoas que vivem nesse contexto preferem qualidade e durabilidade a tendências passageiras.
Depois de ler um bocado, comecei a pensar em como esse conceito se aplica no Brasil. Será que temos famílias “old money” por aqui? Fiquei matutando sobre isso e lembrei de alguns sobrenomes tradicionais que a gente sempre ouve falar. Será que eles se encaixam nessa definição?
Continuei minha pesquisa, dessa vez focando em famílias brasileiras que poderiam ser consideradas “old money”. Encontrei informações interessantes sobre a história de algumas delas, como os Matarazzo, os Guinle e os Marinho. Vi que muitas dessas famílias têm origem na época do Império e construíram suas fortunas em setores como a indústria, a agricultura e o comércio.
Percebi que, assim como nos Estados Unidos e na Europa, o “old money” no Brasil também está associado a um estilo de vida mais discreto e reservado. Não é comum ver essas famílias ostentando sua riqueza em redes sociais ou em eventos badalados. Elas preferem manter um perfil mais baixo e focar em seus negócios e em suas tradições.

Concluí que “old money” é um conceito que vai além do dinheiro em si. É um estilo de vida, uma mentalidade, uma forma de se relacionar com a riqueza e com a sociedade. E, pelo que eu vi, esse conceito existe no Brasil, sim, mesmo que seja um pouco diferente do que a gente vê em outros países.
E vocês, o que acham do “old money”? Já tinham ouvido falar? Contem aí nos comentários!
- “Old money” é a riqueza herdada de várias gerações.
- É um estilo de vida discreto e elegante.
- No Brasil, também temos famílias “old money”.
- É mais do que só dinheiro, é uma mentalidade.
Coisas que eu aprendi:
Bom, pessoal, essa foi a minha jornada de descoberta sobre o “old money”. Espero que tenham gostado! Até a próxima!