Tava aqui na madrugada, enrolando no Instagram igual barata tonta, quando me deparei com uma foto daquela atriz gringa – sabe, a do filme de super-herói? – totalmente sem pincel na cara. Cacetada! Fiquei igual jabuti em porta giratória: “Como assim, essa mina tem sardas e olheira que chegavam no chão?”. Aí me bateu a larica mental: será que essa moda de famoso aparecer cru vale a pena?
A Fase Caça-Fantasma
Meti o pé no acelerador: primeiramente, saí catando esses flagrantes. Digitei um monte de coisa no Instagram:
- #semmaquiagem (óbvio né)
- #desnudoesocial (tem uns BR que usam)
- #celebridadesemfiltro (aí veio o ouro)
Até seguidores de fã-clube alternativo comecei a seguir, uns perfis sem papas na língua que postam foto roubada de famoso na praia ou no mercado. Teve uma cantora pop que apareceu comprando pão de queijo com a cara inchada – claramente pós-festa braba.
Montando o Quebra-Cabeça (ou desmontando a imagem)
Depois de catar uns 30 desses tesouros, criei uma pasta secreta no celular só pra isso. Vamos aos tapas:
- Anotei cada famoso que vi sem máscara
- Coloquei lado a lado com as fotos oficiais
- Fiquei reparando nas tretas: rugas que somem, manchas que evaporam, nariz que afina magicamente
Confesso que deu um alívio do cão. Atriz que eu achava perfeita tinha acne na testa igual adolescente. O galã barbudo? Sem barba parecia um batata assada. Parecia até brincadeira de “7 erros”.
Minha Hora da Verdade (mais suada que churrasco em Dezembro)
Então veio a parte que me fez suar frio: postar a minha cara lavada. Peguei o celular depois do banho, cabelo grudado na testa, aquela olheira digna de gambá e – CLIQUE. Nem filtro de temperatura eu usei, mano. Publiquei no Stories com a legenda: “Segura essa batata, Instagram!”.

Resultado? Três amigas me chamaram no PV: “Nossa, também odeio máscara social!” e “Você tá ótima, para de frescura!”. Zero haters. Até meu primo véio deu like.
O que Sobrou no Prato (além do miojo frio)
A experiência toda me ensinou uma coisa óbvia que a gente esquece vendo feed polido: todo mundo tem pele, poro e expressão. Famoso é igual a gente – só que com mais seguidores. E sabe o melhor? Depois dessa, até minhas fotos de documento tão menos horrorosas. Se essas figuras públicas podem mostrar as estrias da alma, por que eu não posso?
Fica a dica quente: faz esse experimento aí também. Começa stalkeando famoso, depois arrisca uma selfie crua. Te garanto que a sensação é melhor que pé descalço no chão frio.
Ah, e segue o baile: #RealidadeCrua #CaraLavadaGanhando #DesnudoPeloInstagram