Olha, vou te contar como foi que eu comecei a usar esses trecos de secar unha em gel em casa. Sabe como é, né? A gente cansa de pintar a unha no sábado e no domingo já tá tudo lascado, descascando. Eu ficava pistola com isso! Gastar tempo, esmalte, pra durar quase nada. Aí comecei a ver esse negócio de unha em gel, que prometia durar horrores.

Primeiro, fui dar uma olhada. Tinha um monte de modelo, umas luzes azuis, outras meio roxas… LED, UV, sei lá. Confesso que não entendi muito bem a diferença na época. Peguei um mais simplesinho, que cabia no bolso, pra experimentar mesmo. Comprei pela internet, chegou rapidinho até.
Minha primeira vez com o tal secador
Chegou a caixinha, toda bonitinha. Abri, olhei o aparelho. Parecia um… sei lá, um mini forninho de brinquedo. Tinha um botão, um cabo pra ligar na tomada. Peguei os esmaltes em gel que comprei junto – base, a cor e aquele brilho final. Arrumei minhas coisinhas na mesa, bem naquele esquema de “manicure por um dia”.
Aí começou a saga:
- Passei a base. Tentei deixar a camada bem fina, porque ouvi dizer que era importante.
- Enfiei a mão lá dentro do aparelho. Apertei o botão. Aquela luz acendeu.
- Fiquei esperando o tempo que dizia na instrução (sim, dessa vez eu li!). Deu um medinho de queimar, mas foi tranquilo. Só senti esquentar um pouquinho.
- Tirei a mão. Ué, ainda tava meio grudento. Pensei: “ih, não funcionou”. Mas segui em frente.
- Passei a cor. Uma camada. Botei a mão de volta na cabine. Espera de novo.
- Passei a segunda camada da cor. Mais uma vez, luzinha e espera.
- Por último, o tal do top coat, o extra brilho. De novo pra dentro do secador.
Quando tirei a mão pela última vez, depois do top coat, a unha tava… seca! De verdade! Passei o dedo e não borrou nada. Fiquei me achando! Finalmente uma unha que parecia que ia durar!
E depois? Valeu a pena?
Olha, no começo não foi só maravilha não. Teve vez que o esmalte enrugou um pouco, acho que passei camada grossa demais. Teve vez que descascou rápido na pontinha, talvez não selei direito. Demorei umas boas tentativas pra pegar o jeito de verdade.

Mas vou te dizer? Valeu sim. A unha dura muito mais tempo mesmo. Consigo ficar uma, duas semanas sem me preocupar com esmalte descascando. Pra quem não tem tempo (ou paciência) de ficar refazendo a unha toda hora, é uma mão na roda.
O segredo é ter paciência pra aprender. Passar camadas finas, limpar a bordinha antes de secar, usar os produtos certinhos. Não é nenhum bicho de sete cabeças, mas também não é mágica instantânea na primeira vez.
Hoje em dia, já faço rapidinho. Virou parte da rotina. É aquele tempinho que a gente tira pra se cuidar, né? E o melhor é que economizo uma grana de salão. Então, pra mim, o saldo foi positivo. Esse aparelhinho simples acabou se pagando.