Olha, gente, hoje vou contar como eu faço pra dar aquela nutrida boa no meu cabelo aqui em casa mesmo. Sabe quando ele tá meio sem vida, poroso? É aí que eu entro com a nutrição.

Primeiro de tudo, eu separo o que vou usar. Geralmente pego uma máscara de hidratação que já tenho, uma mais basicona mesmo, e misturo com algum óleo vegetal. Gosto muito do óleo de coco ou azeite de oliva extra virgem, que a gente sempre tem na cozinha, né? Às vezes uso óleo de rícino também, mas pego leve porque ele é grosso.
Preparo e Aplicação Caseira
Então, eu faço assim:
- Lavo meu cabelo só com shampoo, pra tirar a sujeira e abrir um pouco as cutículas dos fios. Tiro bem o excesso de água com a toalha, sem esfregar, só apertando.
- Num potinho de plástico, misturo umas duas colheres da máscara com uma colher do óleo que escolhi. Mexo bem até ficar homogêneo. Se o óleo de coco estiver duro, dou uma esquentadinha rápida em banho-maria.
- Aí vem a parte da aplicação. Separo o cabelo em mechas, não muito grossas. Pego um pouco da mistura e vou aplicando em cada mecha, de cima pra baixo, enluvando bem. Sabe? Passando a mão várias vezes pra ter certeza que o creme pegou em todo o fio. Evito passar muito perto da raiz pra não ficar oleoso.
- Depois de aplicar em tudo, prendo o cabelo num coque frouxo e coloco uma touca de plástico. Aquelas de banho mesmo servem. Deixo agir por uns 20 a 30 minutos. Às vezes fico vendo TV, lendo alguma coisa…
Finalizando o Processo
Passado o tempo, vou pro chuveiro de novo. Enxáguo bem, mas muito bem mesmo, só com água morna pra fria, pra tirar toda a mistura. É importante não deixar resíduo.
Depois de enxaguar, eu gosto de passar um pouquinho de condicionador nas pontas, pra selar as cutículas. Deixo agir rapidinho, tipo 1 minuto, e enxáguo de novo.
Pronto! Tiro o excesso de água com a toalha, de novo só apertando, e deixo secar naturalmente na maioria das vezes. Se preciso usar secador, passo um protetor térmico antes.

O resultado? Na hora já sinto o cabelo mais macio, mais pesado no bom sentido, sabe? Menos armado e com um brilho diferente. Fica bem alinhado. Pra mim funciona super bem fazer isso de vez em quando, especialmente quando sinto o cabelo pedindo socorro. É simples, com coisa que a gente tem em casa, e dá um trato legal.