Ideia e planejamento
Tava pesquisando sobre roupas confortáveis pra verão e me deparei com uns modelos de vestido aberto do lado. Pensei: “cara, isso parece perfeito pra andar no calor”. Fui garimpar tecidos na gaveta e achei um pedaço de viscose que sobrou de outro projeto. Medi meu corpo todo torto com a fita métrica – ombro, busto, cintura, quadril. Anotei no bloquinho rabiscado e já chutei as medidas da barra lateral. Tudo na base do olhômetro mesmo.
Mão na massa
Joguei o tecido na mesa e comecei a cortar com a tesoura enferrujada. Primeiro fiz as partes da frente e de trás, depois reservei uma tira pra fazer a abertura lateral. Quando fui costurar, a máquina travou toda. Desenrolei o fio embaraçado, troquei a linha e coloquei um pé-de-pressa novo. Aí foi aquela luta:
- Costurei o decote e os ombros na base da tentativa e erro
- Fiz a cava do braço e o resultado ficou parecendo um saco de batata
- Na hora de pregar a barra lateral, percebi que tinha cortado torto. Gastei meia hora só pra desfazer
Quando finalmente fechei as laterais, o vestido tava todo desigual. Um lado subia mais que o outro, a abertura parecia uma janela quebrada. Fiquei puta da vida e joguei as sobras de linha no chão.
Resultado desastroso
Coloquei a criação horrorosa no corpo e fui olhar no espelho. Parecia um saco de cimento com fenda. A abertura tava começando literalmente na minha axila – dava pra ver a costura do sutiã! Minha irmã chegou nessa hora e soltou: “nossa, tu vai sair na rua assim?”. Quase chorei de raiva.
Desistência? Jamais!
Dei um tempo, tomei um café com raiva e voltei pro massacre. Arranquei a barra lateral toda e refiz o corte, deixando a abertura bem mais abaixo. Costurei de novo na mão, devagarinho, com pontos zigue-zague pra disfarçar. Quando terminei, nem acreditei – tava quase decente! A abertura agora ficava na altura da coxa, bem discreta.
Sai pra testar na pracinha e até ganhei elogio da vizinha. Mas ela não viu as costuras internas: os pontos estavam todos borrachudos, o zíper ficou torto e no final do dia a barra já tava desfiando. Mas aprendi uma coisa: pra abrir vestido no lado, tem que abrir o bolso primeiro. Vou comprar um molde decente na próxima. Ou melhor, pagar alguém pra costurar!