Quando eu estava planejando meu casamento, sempre sonhei em ter um vestido tipo o da Princesa Diana. Sabe como é? Aquela saia enorme, mangas bufantes e o véu gigante. Mas óbvio que comprar original é absurdo de caro. Aí decidi fazer minha versão!

Comecei com as medidas
Primeiro, rasguei a internet atrás de fotos do vestido original. Imprimi várias pra ver os detalhes: como as rendas estavam colocadas, o formato da cintura, até como os babados caíam. Fiquei uma tarde toda medindo meu corpo com fita métrica – busto, cintura, quadril. Errei três vezes até acertar!
A caça aos tecidos
Fui na casa de tecidos da minha cidade tipo Indiana Jones. Precisava de cetim pesado pra saia (comprei 15 metros!), tafetá pra camada interna e renda inglesa com flores. A vendedora quase desistiu de mim quando pedi pra ver TODAS as rendas brancas que tinham no estoque.
-
Materiais que usei:
- Cetim grosso branco gelo
- Tule com brilho pras camadas
- Renda com detalhes florais
- Linha de pérolas
- Botões minúsculos de madrepérola
Mão na massa!
Minha sala virou um campo de batalha. Cortei o corpete usando um vestido velho como molde. Errei o decote duas vezes – ficou fundo demais! Pra saia, juntei os panos no chão mesmo. Cada camada de tule levou horas pra pregar na cintura. Minhas costas doíam pra caramba!
O pior foi a renda. Passei três noites colando cada florzinha na parte de cima com cola de tecido. Quando vi que tava torto, quase chorei. Tive que raspar tudo e recomeçar. Coloquei as pérolas uma por uma nas mangas bufantes – levei dois dias só pra isso!

O grande dia de testar
Quando coloquei o vestido pronto, quase caí pra trás! O corpete apertou um pouco nas costas, tive que ajustar os zíperes. A saia ficou pesada que nem concreto, mas quando dei volta, pareceu aquela cena de conto de fadas. O véu fiz simples, só com a renda nas bordas, pra não competir com o vestido.
Dicas que aprendi na marra:
- Compra tecido EXTRA pra quando errar o corte (e você vai errar!)
- Usa uma manequim ou veste um cabide cheio de almofadas pra ajustar
- Renda boa faz TODA diferença – não economiza nisso
- Botões de madrepérola brilham melhor que plástico
No final, gastei metade do que custaria um vestido de noiva normal. E o melhor: toda vez que alguém perguntava “Nossa, igual o da Diana?”, eu soltava “Fiz com minhas mãos!”. Valeu cada noite sem dormir colando pérolas!