Comecei com uma dúvida besta que todo mundo já teve: como diabos identificar logo de marca de roupa famosa quando só aparece um desenho ou letrinha miúda? Na real, eu sempre confundia Lacoste com Crocodilo genérico!

Tentativa burra inicial
Peguei minhas camisetas todas e comecei a fotografar cada etiqueta igual louco. Coloquei as fotos no computador e criei uma pasta chamada “Logos Malucos”. Mas adianta? Zero! Quando via um símbolo na rua, meu cérebro derretia igual sorvete no sol.
O rolê na loja física
Fui no shopping fazer trabalho de detetive. Ficava encarando etiquetas enquanto vendedores me olhavam torto. Anotava no celular:
- Ralph Lauren: cavalinho palitó
- Tommy Hilfiger: bandeirinha quadriculada
- Calvin Klein: letras “CK” grudadas

Mas aí descobri o pulo do gato: as marcas fazem variações! A Lacoste às vezes é só o crocodilo, outras vezes tá escrito “LACOSTE” embaixo. Meu deus do céu!
Apostei em app e falou tudo
Baixei três aplicativos prometendo reconhecer logos só pela foto. Um deles disse que o símbolo da Adidas era marca de ração animal. SÉRIO! Outro app reconhecia a Nike só se o símbolo estivesse isolado num fundo branco – como se as roupas viessem com fundo branco, né?
Dica que salvou
Resolvi focar nas diferenças básicas:
- Chanel: dois “C” virados um pro outro tipo cadeado
- Gucci: dois “G” de cabeça pra baixo
- Versace: cabeça de medusa com cabelo de cobra

Anotei tudo num bloquinho de bolso. Agora quando vejo logo suspeito, paro 5 segundos pra pensar nas características-chave em vez de tentar adivinhar.
O que deu certo no final
Criei meu próprio método:
- Olho a logomarca
- Anoto formato/cores
- Comparo mentalmente com top 3 marcas no mesmo estilo
Descobri que 90% das vezes é Nike, Adidas ou Lacoste. O resto? Mando foto pros meus amigos no grupo do WhatsApp – sempre tem um maníaco por moda que sabe tudo!
Na moral: você não precisa virar enciclopédia. Basta decorar uns 5 símbolos principais que já se livra de pagar mico na frente do crush. E se errar? Foda-se, a vida segue!