Hoje resolvi testar uma receita de frango assado que vi na internet, prometia ser rápido e caseiro. Vou contar como foi meu teste de verdade, cheio de perrengues mas com final feliz!

O Desespero da Hora do Almoço
Tava com fome, geladeira quase vazia. Só tinha um frango inteiro congelado. Como odeio microondas pra descongelar, meti o frango debaixo da torneira com água gelada por meia hora. Enquanto isso, revirei a despensa atrás de tempero. Nem páprica tinha direito, só um pacote velho com três grãos no fundo.
Ingredientes improvisados:
- Frango inteiro (meio mole ainda)
- 3 dentes de alho amassados na raiva com a lateral da faca
- Limão estragado? Raspei a casca antes de ver o mofo. Paciência.
- Sal grosso pilado no pilão porque acabou o refinado
- Uma colher de óleo de soja
Bagunça na Cozinha
Furei o frango todinho com garfo, até fiquei com nojo da textura. Joguei tudo numa tigela: alho, raspas de limão duvidoso, sal moído na hora e óleo. Misturei com as mãos mesmo, tava sem saco pra colher. Esfreguei essa pasta no frango todo, até debaixo da asinha.
Aí lembrei do “truque da cerveja” que minha avó usava. Não tinha cerveja, mas achei uma lata de Guaraná Antarctica no fundo da geladeira. Abri, tomei metade e enfiei a lata no cu do frango. Parecia um frango com cauda de alumínio, mó ridículo.
Forno Enrolado
Pré-aqueci o forno enquanto fritava uns ovos pro almoço. Vi que tinha esquecido de colocar batatas, mas já tava tarde. Joguei o frango numa assadeira velha que sempre gruda. Coloquei no forno a 180°C e rezei.

Meu erro:
- Não cobri o frango com papel alumínio
- Esqueci de virar ele na metade do tempo
- Bati a assadeira na grade do forno e o Guaraná derramou tudo
Depois de uma hora e meia, tava fedendo a queimado. Corri pra salvar. A pele tava super dourada! Bem crocante por cima, mas quase cru perto do osso. Deixei mais 20 minutos com papel alumínio em cima pra não ficar carvão.
Surpresa Desgraçada de Gostosa
Quando cortei a coxa, saiu um caldo maravilhoso. A carne grudava fácil no osso, sinal que tá perfeito! Experimentei: TÁ PERFEITO, MEU POVO! O gosto da gordura com a casca crocante… coisa de outro mundo.
Percalços do caminho:
- Limpeza da assadeira foi treta – ficou grudadouro pra lavar
- Tempero acabou rápido por causa do sal grosso
- Meu cachorro tava louco por um pedaço o tempo todo
Moral: frango desgraçado é bom de qualquer jeito. Até com limão mofado e refrigerante! Agora tô cheio de ódio porque vou ter que comer isso por três dias. Domingo farei de novo!
