E aí, pessoal! Hoje eu resolvi fuçar numa ferramenta chamada Silk e vou compartilhar com vocês como foi essa saga. Não manjo muito dessas paradas, mas achei interessante e resolvi testar.

Roupas de seda (silk): como usar, combinar e arrasar em qualquer ocasião!

Instalando a bagaça

Primeiro, precisei dar um jeito de instalar o Silk. Fui lá no site deles, dei uma lida rápida (confesso que não entendi muita coisa) e baixei o arquivo. Depois de baixar, descompactei a pasta em um lugar fácil de achar no meu computador, tipo na área de trabalho mesmo, pra não me perder depois.

Configurando a coisa

Depois de instalado, precisei configurar. Abri a pasta do Silk e achei um arquivo chamado “*”. Abri ele num editor de texto qualquer e comecei a mexer. Tinha um monte de coisa escrita lá, mas eu só prestei atenção nas partes que falavam de banco de dados. Coloquei os dados do meu banco lá (nome, usuário, senha, essas coisas) e salvei o arquivo.

Importante: Nessa parte, quase fiz besteira. Tinha um monte de opção lá, mas como eu não sabia pra que servia, resolvi não mexer em mais nada. Deixei do jeito que tava mesmo e fui pro próximo passo.

Rodando o trem

Depois de configurar, achei um arquivo chamado “*”. Pelo que entendi, esse arquivo serve pra rodar o Silk. Abri o prompt de comando (aquele CMD do Windows), naveguei até a pasta onde tava o “*” e digitei um comando lá: python * migrate. Dei enter e esperei um tempão. Apareceu um monte de coisa escrita na tela, mas no final deu tudo certo.

Depois disso, digitei outro comando: python * runserver. Esse comando fez o Silk começar a funcionar. Abri o meu navegador e digitei “localhost:8000” na barra de endereço. Pronto! O Silk apareceu na minha tela, bonitão.

Roupas de seda (silk): como usar, combinar e arrasar em qualquer ocasião!

Fuçando no Silk

Com o Silk rodando, comecei a fuçar. Tinha um monte de botão, gráfico, tabela… Fiquei meio perdido no começo, mas depois fui clicando em tudo e vendo o que acontecia. Descobri que ele mostra um monte de informação sobre o meu site, tipo quantas pessoas acessaram, quanto tempo ficaram, de onde vieram… Achei massa!

  • Cliquei em um gráfico e ele abriu um monte de detalhe.
  • Cliquei em uma tabela e ele mostrou um monte de número.
  • Cliquei em um botão e ele fez uma mágica lá que eu não entendi muito bem.

No final das contas, achei o Silk uma ferramenta legal. Não entendi tudo que ele faz, mas consegui usar algumas coisas e aprender um pouco. Vou continuar mexendo nele pra ver se descubro mais coisas. Se alguém aí já usou o Silk e tiver alguma dica, manda aí nos comentários!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here